Conmebol mantém Eliminatórias longas e Brasil já estreia em setembro

 


A Conmebol teve outra decisão política e perdeu ótima oportunidade para mudar o formato para as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que vai ser disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. Mais uma vez, as dez seleções se enfrentarão em turno e returno numa caminhada que começa em setembro desse ano e encerra em 2025.

Com o aumento para 48 seleções na disputa do Mundial, a Conmebol vai classificar seis países de forma direta e um sétimo ainda tem a possibilidade de jogar a competição através de uma repescagem.

Considero extremamente desnecessária a manutenção desse formato. A Conmebol poderia reduzir a quantidade de jogos pela metade. A opção seria a formação de dois grupos com cinco países jogando em turno e returno, e os três melhores de cada chave se classificaram para a Copa do Mundo. Os quartos colocados fariam um confronto para definir a seleção que vai disputar a repescagem.

Essa diminuição possibilitaria que as seleções conseguissem ter espaço na agenda para a realização de amistosos. Com o calendário apertado, o Brasil vai ter apenas duas janelas para jogos com países de fora do continente. A Conmebol tenta negociar com a Uefa, para que as partidas em março e junho de 2024 sejam confrontos entre equipes da América do Sul e Europa.

Com anúncio da manutenção do formato e o início já em setembro com jogos contra Bolívia (casa) e Peru (fora). O Brasil precisa agora se apressar para escolher o novo técnico. É inadmissível iniciar uma disputa de eliminatórios com comando interino.

O presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), está na Europa para o Congresso da Fifa e deve ter reuniões com possíveis escolhidos para assumir a seleção. O principal alvo ainda deve ser o italiano Carlo Ancelotti, que atualmente dirige o Real Madrid.

O tempo está passando e o planejamento visando a Copa de 2026 me parece atrasado. A seleção precisa ser tratada como prioridade pela CBF e as pendências resolvidas com urgência.


Confira a agenda do Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026:

Setembro de 2023

Brasil x Bolívia

Peru x Brasil

Outubro de 2023

Brasil x Venezuela

Uruguai x Brasil

Novembro de 2023

Colômbia x Brasil

Brasil x Argentina

Setembro de 2024

Brasil x Equador

Paraguai x Brasil

Outubro de 2024

Chile x Brasil

Brasil x Peru

Novembro de 2024

Venezuela x Brasil

Brasil x Uruguai

Março de 2025

Brasil x Colômbia

Argentina x Brasil

Junho de 2025

Equador x Brasil

Brasil x Paraguai

Setembro de 2025

Brasil x Chile

Bolívia x Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4M Colorado goleia CDHU na estreia da Série A da Copa Marília

Eldorado, Palmeirinha e Colônia vencem na estreia da Série B

Nova Marília vence clássico contra o Azaléia no Master