Santos dá vexame e cai de novo na primeira fase do Paulistão

 


O torcedor santista está preocupado e com razão. A eliminação na fase de grupos do Campeonato Paulista pela terceira vez seguida liga mais uma vez o sinal de alerta para o Brasileirão. A equipe precisa se reinventar para não lutar mais uma vez contra o rebaixamento.

A eliminação do Paulistão é vexatória e também compromete o orçamento da próxima temporada. Com a mudança de critérios para os participantes da Copa do Brasil, o Santos só vai disputar a competição em 2024, que dá as maiores premiações do país, caso se classifique para a Taça Libertadores ou seja campeão da Copa Paulista, torneio que normalmente utiliza equipe sub-20.

A diretoria do Santos precisa de definições rápidas para o Brasileiro. A equipe enfrenta o Iguatu na quinta-feira (9) pela segunda fase da Copa do Brasil e depois terá 37 dias até a estreia da competição nacional contra o Grêmio (15/4), ou seja, tempo de sobra para fazer uma ótima preparação.

Se a opção for pela demissão do técnico Odair Hellmann o momento é agora, pois um novo treinador não poderá colocar a falta de tempo para trabalhar como desculpa para o desempenho ruim.

O Santos precisa também definir a permanência de Soteldo. O atacante venezuelano tem contrato de empréstimo até o meio do ano e seria ótimo para o elenco exercer a opção de compra.

Reforços também são mais do que necessários. Sem muito dinheiro, a direção santista tem que ser assertiva nas contratações e buscar peças que qualifique o elenco.

Outra preocupação são as saídas. As promessas Marcos Leonardo e Ângelo devem ser alvos de propostas de times europeus na janela do meio do ano. Portanto, um planejamento para suprir esses desfalques é importante.

A diretoria também precisa ser honesta com o torcedor. Sem dinheiro e com esse elenco, a realidade não é brigar por título e nem por vaga em Libertadores. O Santos tem time para o meio de tabela, e isso significa estar sempre rondando a zona de rebaixamento.

O sinal de alerta está ligado e tempo para providências é o que não falta.

Trio de Ferro

Os outros três times grandes de São Paulo exerceram o favoritismo e vão decidir em casa o jogo de quartas-de-final do Paulista. Melhor campanha da competição e ainda invicto, o Palmeiras tem o adversário mais complicado. O Verdão encara o São Bernardo, surpresa do torneio e que teve pontuação apenas ao atual campeão.

O São Paulo vai encarar o Água Santa, mas sem o Morumbi. O estádio vai ser palco de shows da banda Coldplay e o jogo deve ocorrer no Allianz Parque. Ainda assim, o Tricolor é favorito contra a equipe de Diadema.

Já o Corinthians parece ter o confronto menos complicado das quartas-de-final. O Timão vai enfrentar o Ituano na Neoquímica Arena. A equipe do interior fez campanha bem abaixo do esperado e lutou contra o rebaixamento até a última rodada.

Lusa permanece

O torcedor do “quinto” grande de São Paulo também está comemorando. A Portuguesa quebrou as estatísticas e de forma surpreendente se manteve na elite do futebol Paulista.

A Lusa contou com tropeços dos adversários e foi buscar uma virada fora de casa contra o Mirassol (2x1) para escapar do rebaixamento. Ao fim do jogo, foi muito legal ver os torcedores emocionados comemorando o resultado com os jogadores.

Que a permanência da Lusa seja mais um tijolinho na difícil reconstrução da equipe após aquele rebaixamento mais do que esquisito no Brasileirão de 2013. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em rodada com goleadas, estão definidos confrontos das quartas-de-final da Copa Gold Cup

Copa Ceptro Sport: Ocauçu conquista título da Série B

Argollo Beko vence e acaba com a invencibilidade do Amigos do De na Copa Gold Cup