Brasileirão começa hoje e Pitacos do Matheus fez análise das chances de cada time na competição

 


O Campeonato Brasileiro 2023 começa nesse sábado (15). A competição promete ser a mais equilibrada dos últimos anos. Dos 20 participantes, 15 já conquistaram a taça nacional por pelo menos uma vez.

O modelo de pontos corridos adotado desde a edição de 2033 privilegia a meritocracia e favorece as equipes que possuem os melhores elencos. Das 20 edições jogadas nesse formato, entendo que em apenas duas, isso não ocorreu: em 2009 com o Flamengo e em 2017 com o Corinthians.

O Pitacos do Matheus fez uma análise dos 20 times da competição e os classificou como Favoritos, Pode Surpreender, Meio de Tabela, Briga para não Cair. Confira:


Favoritos

Palmeiras – Atual campeão Brasileiro, o Palmeiras mais uma vez deve brigar pela taça. Não acho que o Verdão tem o melhor elenco do país, mas o trabalho de mais de três anos do técnico Abel Ferreira tem compensado.

Fluminense – A equipe de Fernando Diniz é a que jogou o melhor futebol nos campeonatos estaduais. O time mescla experiência com jovens talentos e tem tudo para lutar pela taça.

Flamengo – O Flamengo é colocado por mim como um dos favoritos muito mais pelo elenco que possuí do que pelo trabalho realizado até aqui na temporada. Vitor Pereira não resistiu a perda do Campeonato Carioca e seu substituto ainda não foi definido, mas a qualidade individual pode fazer a diferença.

 

Pode Surpreender

Corinthians – O Corinthians tem uma equipe titular que consegue competir com qualquer outro time do país, mas não o coloco como favorito devido ao elenco curto e a inexperiência do técnico Fernando Lázaro.

Atlético-MG – O Atlético-MG tem um dos melhores elencos do país e conquistou o título estadual. Ainda assim, a equipe passa por crise financeira e tem atrasado salários. Somado a isso, o técnico Eduardo Coudet entrou em rota de colisão com a diretoria criticando a falta de reforços.

Grêmio – Renato Gaúcho nunca foi um técnico de focar em campeonato de pontos corridos, mas o Grêmio dessa vez tem um calendário mais enxuto por retornar da segunda divisão e terá apenas a Copa do Brasil junto com o Brasileiro no segundo semestre. O atacante uruguaio Luiz Suarez promete ser uma das atrações do torneiro e pode causar surpresa na tabela de classificação.

Internacional – A equipe de Mano Menezes foi a grande surpresa do Brasileirão do ano passado e chegou a disputar o título nas rodadas finais com o Palmeiras. O Internacional mais uma vez aposta no trabalho de seu treinador para superar as adversidades em seu elenco. Ainda assim houve contratações como a do atacante Luiz Adriano e do meio-campista Aranguiz.

 

Meio de Tabela

Athletico-PR – O Furação como sempre não fez grandes investimentos e aposta na mescla entre atletas da base e jogadores promissores. A equipe disputa as três competições no segundo semestre e com elenco enxuto, o Brasileirão pode ser preterido pelo técnico Paulo Turra. O time deve brigar por vaga em Libertadores.

São Paulo – O Tricolor para mim é a grande incógnita da competição. A equipe mais uma vez não fez grandes investimentos e aposta no trabalho de Rogério Ceni. O São Paulo pode brigar por vaga em Libertadores, mas precisa ficar atendo para não deixar o Brasileirão de lado e acabar lutando contra o rebaixamento.

Fortaleza – O Fortaleza foi a grande surpresa das últimas duas edições do Brasileirão conseguindo classificação para a Libertadores. O time cearense aposta no trabalho de Pablo Vojvoda para mais uma vez lutar por vaga na competição sul-americana.

América –MG – O time mineiro não faz grandes investimentos, mas consegue manter um elenco competitivo. A equipe de Vagner Mancini não me parece candidata a lutar para não cair.

Red Bull Bragantino – Mais uma vez o time do Bragantino mantém um elenco jovem, mas perdeu Artur para o Palmeiras. O técnico português Pedro Caixinha promete lutar por vaga na Libertadores.

 

Briga para não Cair

Botafogo – Apesar dos investimentos feitos por seu dono John Textor, o resultado em campo ainda não apareceu. O trabalho do português Luís Castro tem sido muito questionado e a equipe carioca precisa abrir o olho para não lutar apenas contra o rebaixamento.

Vasco – Retornando da Série B e adotando o modelo SAF, o Vasco criou expectativas em seu torcedor, mas o resultado também não apareceu durante o estadual. Sem investir em grandes reforços, o foco da equipe carioca deve ser em permanecer na primeira divisão.

Bahia – Também vindo da segunda divisão e administrado por uma SAF, o Bahia fez investimentos, mas não que mude o time de prateleira no cenário nacional. A principal preocupação da equipe é se manter na série A.

Santos – A torcida do Santos teme pelo rebaixamento. A equipe não fez grandes investimentos. O maior objetivo é alcançar os 45 pontos e se livrar do rebaixamento.

Cuiabá – O Cuiabá é mais um daqueles clubes que entram com objetivo claro no Brasileiro. Somar os 45 pontos necessários para escapar da degola.

Goiás – O Goiás mais uma vez é candidato a rebaixamento. A equipe já demitiu o técnico Guto Ferreira após o vice-campeonato estadual.

Cruzeiro – O time administrado pelo ex-atacante Ronaldo tem o claro foco em se manter na primeira divisão. Sem recursos, a equipe não fez muitos investimentos e o torcedor celeste deve sofrer no Brasileirão.

Coritiba – Também sem grandes recursos para investimentos em reforços, o Coritiba não foi bem no estadual e parece que a luta contra o rebaixamento é o único cenário possível no Brasileirão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em rodada com goleadas, estão definidos confrontos das quartas-de-final da Copa Gold Cup

Altaneira vence 4M Colorado e conquista Copa Marília

Segue o líder! Vila Barros vence duelo de invictos contra Azaléia e mantém liderança na Série A